Roatan

Enviar por E-mail Versão para impressão
 


AKR, ou Anthony's Key Resort
Ao longo de mais de quatro décadas, o Anthony's Key Resort tem funcionado como ponto de referência do que de melhor se pode fazer no mergulho nas Caraíbas, mesmo no mundo inteiro. Soberbamente integrado na paisagem de Roatan, uma das Ilhas da Baía a norte da costa das Honduras, o AKR é uma solução de excelência para quem gosta de mergulhar. A beleza da paisagem, o enquadramento dos bungalows, a qualidade de serviço e alimentação e uma operação de mergulho irrepreensível são garantia de satisfação para todos. Como se isso não bastasse, os golfinhos são residentes, o que possibilita algumas actividades em redor destes animais tão simpáticos.


Se a encosta é de um verde luxuriante, já o mar exibe tons azuis muito fortes, a adivinhar grandes mergulhos... não sendo um destino para ver grandes pelágicos - apesar de isso ser possível - o recife certamente que não desapontará quem quer que por lá passe. West End fica a uns escassos 10 minutos de táxi; excelente local para viver o calor das Caraíbas, para fazer compras, ir à praia, jantar sobre o mar ou simplesmente desfrutar do ambiente caribenho num dos pequenos bares locais.


A Viagem      •      Para mergulhar       •      Submerso      •      A ter em Conta


A Viagem

Quando ir
Tal como a generalidade das Caraíbas, o primeiro semestre do ano é a época ideal para ir a Roatan, fugindo ao risco maior das tempestades tropicais e estação mais chuvosa, embora a chuva seja quase uma constante nos destinos tropicais. É normal no período do verão a visibilidade ser um pouco mais reduzida; já durante o nosso inverno, a partir de Janeiro, tanto o clima como o mar ficam convidativos. É portanto um excelente pretexto para fazer umas férias de inverno, mas bem quentes.

Como chegar
A melhor forma de chegar a Roatan é via Estados Unidos, onde é sempre obrigatória a paragem por o mínimo de uma noite. Entre as compras e arranha-céus de NY, o ambiente texano de Houston ou a "mui caliente" Miami é tudo uma questão de gostos e opção.

Onde ficar
No AKR resort, claro. Existem outras opções na ilha, mas nenhuma reúne o conjunto de atributos deste resort. Recomendamos a consulta ao site do AKR no final desta página.

Além do mergulho
O AKR disponibiliza caiaques, passeios a cavalo e várias actividades em redor dos golfinhos, das quais destacamos programas especialmente feitos a pensar nas crianças. A proximidade com estes animais aparentemente a sorrir é uma experiência para toda a vida. Não deixe de explorar a paisagem verdejante da ilha e de desfrutar dum magnífico pôr-do-sol na varanda do seu bungalow.

Extensões
O complexo de ruínas de Copan é um dos mais completos e bem preservados da civilização Maia, tornando-o uma visita quase obrigatória. Pernoitar na vila de Copan e explorar os pequenos restaurantes e ruelas inclinadas é um adicional simpático. Para os amantes da natureza e actividades ao ar livre, o Pico Bonito tem uma vasta oferta de alternativas que vão desde o rafting aos passeios pela floresta com biólogos.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
O centro de mergulho estende-se por um longo ancoradouro existente dentro do resort. Tem uma zona fechada com armários, um para cada mergulhador guardar o material, tanques de lavagem, duche e casa de banho. Seguem-se a estação de enchimento, a loja de fotografia, a oficina e a câmara hiperbárica - nada falta no AKR. Mesmo em frente, está ancorado um conjunto de excelentes barcos. Muito eficaz.

Operação e logística
Existe um mapa pendurado na parede do centro de mergulho com todos os spots representados. Mesmo ao lado, há um quadro onde cada mergulhador se inscreve para as saídas de barco do dia seguinte. Dois mergulhos pela manhã, a maior parte das vezes com vinda a terra pelo meio, e mais um da parte da tarde. Poderá fazer dois mergulhos nocturnos por semana, às terças e às quintas. Tem também a possibilidade de tantos shore-dives no recife local quantos desejar - basta ter a experiência necessária e um buddy.

Adicionais
O AKR tem uma parceria com um operador local especializado em mergulhos com Tubarões, que podem ser reservados localmente. Dentro do resort, tem o opcional de mergulhar com os Golfinhos residentes - uma experiência inesquecível!     • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Em virtude da estação das chuvas terminar entre Novembro e Dezembro, é natural que a visibilidade melhore substancialmente daí em diante. Ter 30 metros de visibilidade é normal em Roatan, um pouco menos nos meses de verão. A temperatura da água poderá baixar um pouco, até aos 26ºC, mas o normal é estar acima disso e chegar facilmente aos 30ºC.

Tipo de mergulhos
Roatan está envolvida por um anel de recife de coral. Os mergulhos são tendencialmente de encosta, ou seja, planaltos próximos da superfície, quedas abruptas até chegar ao fundo de areia, mas a topologia é bastante variada. De entre os mais de 40 spots existentes, mergulhará seguramente num bom número dos melhores. E também há naufrágios.

O que se pode ver
Roatan tem um recife muito saudável, com um amontoado de espécies num labirinto de cor que fará as suas delícias. É a capital das Esponjas! Se quiser ver animais grandes, terá que fazer outro tipo de mergulho - veja as saídas especiais. Já as espécies tradicionais do recife são uma presença constante e excelentes oportunidades fotográficas.

Hot spots
Destacamos os mergulhos nos naufrágios Aguila e Odissey. Spooky é um spot que deve o nome aos labirintos de canais e jogos de luz; em Mary´s Place destacam-se as paredes repletas de Gorgónias.

Saídas especiais
Existem duas saídas muito especiais: a dos Golfinhos e a dos Tubarões. Não perca nenhuma delas. Ambas terão que ser reservadas localmente.     • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Deve levar repelente de mosquitos; ao cair da noite, chegam mesmo a ser desagradáveis, mas afinal de contas são os trópicos! A água das torneiras das casas de banho é tratada, pode bebê-la à vontade. Se visitar zonas rurais no território continental, recomendamos que consulte um especialista de Medicina do Viajante.

Formalidades
Não necessita de visto para entrar nas Honduras. Há uma taxa de saída, no valor de 35 USD por pessoa. Leve trocado, porque não lhe darão o troco.

Bagagem
A política de bagagem nos Estados Unidos é restritiva, mas a Continental permite 18 quilos por pessoa em bagagem de cabine, um volume grande e outro mais pequeno.

Aspectos práticos
Para agilizar a passagem pelos Estados Unidos, recomendamos o preenchimento prévio do formulário ESTA - consulte-nos em caso de dúvida.

Valor indicativo

Links úteis



Continental Airlines
Visit Honduras
• TOPO •


Consulte-nos para mais informações clicando Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar !